AMOSTRA PARA ANÁLISE DE FERTILIZANTE E CORRETIVOSColeta de Amostra para Análise de Fertilizante e Corretivos Conforme Instrução Normativa nº 10, de o6 de maio de 2004, do MAPA, as coletas de amostras de fertilizantes devem ser feitas da seguinte forma:PARA COLETA DE PRODUTOS ENSACADOS A coleta de amostras de produtos sólidos deve ser feita com sonda dupla perfurada de ponte cônica (Figura 1) tomando-se frações que serão reunidas, homogeneizadas e quarteadas.a) Coleta de amostras para BIG BAGs: Quando o produto é mistura granulada, granulado ou microgranulado; coleta-se amostra de 1 (um) saco a cada 10 (dez) sacos de granulado carregado. A amostragem deve ser executada inserindo a sonda verticalmente em três pontos diferentes da embalagem. Quando o produto é pó coleta-se 1 (uma) subamostra (aproximadamente 100 g) a cada 3 big bags produzidos, formando 1 (uma) amostra composta a cada 39 big bags produzidos ou a cada carga fechada.
b) Produtos em embalagens de 50 kg:Deve se tombar a embalagem pelo menos 4 (quatro) vezes, a fim de permitir a perfeita homogeneização do produto. Posteriormente deve-se introduzir totalmente sonda, fechada, através da válvula no saco, segundo o sentido diagonal e oblíquo (de cima para baixo) conforme a Figura 2, de modo que a amostra coletada seja representativa do conteúdo existente. O saco deverá estar na posição horizontal, sobre uma superfície plana.Dentro do saco a sonda deve ser aberta, procedendo-se uma pequena movimentação para que o produto caia pelas aberturas existentes. Em seguida fechada e retirada, despejando-se o conteúdo amostrado num recipiente limpo e seco (balde). O mesmo procedimento deverá ser realizado em todos os sacos a serem amostrados com os seguintes cuidados: I – O produto a ser amostrado deverá ser coletado de sacos escolhidos ao acaso, para que a amostra seja representativa do lote:II – Quando o lote ou partida de produto for superior a 4.000 (quatro mil) unidades, este deverá ser subdividido em lote ou partidas de 4.000 (quatro mil) embalagens ou fração; eIII – O número de embalagens a ser amostrado deverá obedecer:
Tamanho do lote ou partida (número de embalagens)
Número de embalagens a serem amostradas
Até 10
todos
11 a 50
7
51 a 100
10
Superior a 100 até 4000
10 + 2 a cada 100 sacos

1- PARA COLETA DE PRODUTO A GRANEL

CAVALINHO

Nos caminhões de carroceria deve-se coletar 10 amostras em pontos diferentes da carga, conforme indicado na figura a seguir, introduzindo a sonda para a amostragem verticalmente até a profundidade máxima possível.

Em caminhões graneleiros ou caçambas basculantes, colher 10 amostras parciais em pontos diferentes dos montes formados, conforme indicado na figura abaixo, usando a sonda para amostragem.

Esta forma de coleta deve ser feita também para produtos à granel armazenados em depósitos.

OBSERVAÇÕES:

CAMINHÕES BITREM (2 X 2 MONTES): repetir a metodologia de amostragem do 1º e 2º montes
CAVALINHO

 

01

CAMINHÕES BITREM (2 X 2 MONTES): repetir a metodologia de amostragem do 1º e 2º montes
CAVALINHO

02

CAMINHÕES GRANELEIROS (4 MONTES): repetir a metodologia de amostragem do 1º e 2º montes

02

CAMINHÕES GRANELEIROS (5 MONTES): repetir a metodologia de amostragem do 1º e 2º montes