A quantidade de determinado nutriente a ser fornecida via adubação se dá com base nos resultados das análises de solo, juntamente com os dados da cultura em questão e nível tecnológico adotado.
Os Adubos possuem garantias mínimas de nutrientes, fornecidas pelos fabricantes. Algumas vezes estas garantias não são atendidas e, caso se faça o uso destes adubos em questão, os teores recomendados de nutrientes também não serão atendidos. É comum também o uso de resíduos orgânicos como fonte de nutrientes.
Portanto para termos segurança de que a quantidade de fertilizante e/ou resíduo orgânico a ser aplicada irá atender as quantidades de nutrientes recomendadas é fundamental análise química dos mesmos.
Um correto manejo de fertilidade do solo é responsável pela maior – em alguns casos acima de 50% – dos ganhos de produtividades obtidos com o uso das práticas culturais recomendadas as diversas culturas.
Fertilizantes Orgânicos e Organominerais
pH, densidade, umidade (60°c),umidade (110°c), umidade total, materiais inertes, N total, MO total
MO compostável, MO resistente à compostagem,C. Org. Mineral,C. Orgânico, resíduo mineral total,
resíduo mineral insolúvel,resíduomineral solúvel, relação C/N ( C total e N total), relaçãoC/N (Carb. e N total) P205,K2O,Ca, Mg, S, B, Cu,Fe, Mn, Zn e Na